
Uma empresa de Alter do Chão distrito do município de Santarém (PA) localizado às margens do Rio Tapajós, onde se formam belas praias nos períodos de estiagem, conhecidas como o Caribe Amazônico fabrica artesanalmente cosméticos e produtos de higiene pessoal a partir de ervas, raízes, frutas e frutos conhecidos, há gerações, dos povos da floresta. Comunidades e cooperativas formadas por ribeirinhos assentados e indígenas são os fornecedores do empreendimento.
A Ekilibre Amazônia é o nome desta marca que nasceu dentro de casa em Alter do Chão e, em pouco tempo, conquistou consumidores locais e turistas brasileiros e estrangeiros. Foi fundada por Kairós Kanavarro, um advogado paulista que desistiu da cidade grande e partiu para viver uma jornada turística e de autoconhecimento de 02 meses, mas, que acabou durando 05 anos, entre 2006 e 2010. O nome do negócio faz referência à duas palavras importantes para Kairós: equilíbrio (ambiental) e libre em espanhol significa livre, ou seja, liberdade.
Durante suas andanças, ele conheceu 14 países da América Latina. Chegou ao paraíso paraense em 2011, onde nasceu seu filho. Tudo aconteceu sem programação, apenas por intuição, diz ele. Hoje, Kairós é um empreendedor amazônico, responsável pela marca, formalizada em 2012, que produz 28 tipos de produtos originais da Amazônia, zero sintéticos, sem conservantes e considerados veganos, que promovem bem-estar, saúde e beleza.
Fazem sucesso muito além da floresta. Os mais vendidos são: Serum facial de açaí; Creme facial noturno; Desodorante sem alumínio e Pó dental de jambú. Eles têm propriedades altamente antioxidantes, nutritivas, hidratantes e de regeneração celular, antissépticas, segundo o empresário.
Kairós Canavarro

A Ekilibre conta com bioquímica responsável e todos os produtos possuem ficha técnica e são aprovados pela Vigilância Sanitária municipal, estadual, e também pela Anvisa.
A fábrica gera empregos diretos e indiretos. O centro de distribuição principal da Ekilibre fica em São Paulo (SP). As vendas ao consumidor final são feitas pelo site www.ekilibreamazonia.com e em lojas de produtos naturais. Para Lojistas interessados em revender basta preencher um formulário neste site.
Kairós ressalta que 80% das matérias-primas são adquiridas de cooperativas da bacia amazônica, comunidades ribeirinhas e indígenas. Onze agrupamentos distribuídos nos estados Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre estão na cadeia produtiva da empresa de Alter do Chão. Ele estima que o empreendimento beneficia 40 famílias entre ribeirinhos, indígenas e assentados.
Como muitas dessas entidades ainda estão em níveis diferentes de formalização, a gente também presta assessoria jurídica para ajudá-las a chegar ao padrão que precisamos, explica.
Loja física Ekilibre Amazônia em Alter do Chão- Foto Zezé Freitas