15/03/2022

Loja Ekilibre em Alter do Chão é mencionada na revista Plurale

Alter do Chão, no Pará ganha a primeira loja de cosméticos 100% veganos da região

Inaugurada em agosto, a Ekilibre Amazônia conta com uma linha completa de produtos para pele, cabelo e corpo. A empresa não realiza testes em animais e nem utiliza nenhuma substância sintética na composição

Kairós na nova loja Ekilibre

Por Ana Carolina Maia, Especial para Plurale

De Alter do Chão/ Santarém (PA)

Foto de Aldren Galotti / Divulgação

A vila balneária de Alter do Chão, distante aproximadamente 37 km do município de Santarém, oeste do Pará acaba de ganhar a primeira loja de cosméticos 100% veganos da região, a Ekilibre Amazônia. Empresa genuinamente paraense busca na natureza os ingredientes necessários para cuidar da beleza e preservar a floresta. Não realiza testes em animais e não utiliza nenhuma substância sintética na confecção dos produtos. Uma alternativa ecologicamente viável e ao alcance de todos.

A loja física foi inaugurada no mês de agosto e conta com uma variedade produtos que vai desde cuidados com a pele, cabelo, corpo até higiene pessoal A Ekilibre Amazônia surgiu há sete anos em Alter e as vendas eram feitas através do site do site e até hoje continua no ar vendendo para todo o Brasil.

A praia de Alter do Chão foi o local escolhido pelo fundador, Kairos Canavarro, por possuir o maior aquífero do mundo. “Nossos produtos são puros, concentrados, cruelty free e veganos. Quando idealizei a Ekilibre pensei num lugar com água pura e potável e então Alter do Chão preencheu esse requisito”, explica. Logo que marca nasceu, muito antes do rótulo vegano e dos demais produtos Kairos e sua ex-esposa produziam sabonetes artesanais e vendiam na praça de alter. Tudo bonitinho, embaladinho e dentro de uma cestinha de mão: Resultado: “foi um sucesso”, lembra Canavarro.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) o mercado de produtos de beleza natural é o que mais cresce no Brasil e eo consumo no mundo também está aumentando entre 8% e 25% ao ano, acima do crescimento das fórmulas tradicionais, segundo pesquisa do Laboratório de Química da Unesp.

Sabonetes naturais da floresta Ekilibre

Matéria-prima que vem da floresta

Todos os insumos utilizados na fabricação dos cosméticos da Ekilibre vêm da floresta. Os óleos vegetais de buriti, castanha-do-pará, pracaxi, andiroba, copaíba, açaí, manteigas de murumuru, cupuaçu e bacuri são extraídos de produtores que vivem em comunidades ribeirinhas, bem como quilombolas, assentados e cooperativas. Todo o processo de produção é feito de maneira sustentável, rastreável no seio da floresta Amazônica, dos estados do Acre, Rondônia, Pará e Roraima.

Os principais benefícios dos itens produzidos pela Ekilibre Amazônia são: a alta eficácia devido à pureza e às formulações simples, sem adição de substâncias nocivas ao homem e meio ambiente.

O consumidor deve ficar atendo aos rótulos disponíveis no mercado. Nem todo produto orgânico é vegano. Há muitos produtos que se dizem “veganos”, porém utilizam muitos ingredientes sintéticos de baixo custo, acompanhados também de péssima qualidade. “Muitas utilizam o rótulo vegano para atrair clientes, mas não trazem compromisso com qualidade de resultado, meio ambiente e compromisso socioeconômico”, alerta o fundador da Ekilibre Amazônia

Filosofia Slow Beauty

A Ekilibre tem o compromisso fornecer produtos de qualidade da forma mais natural possível sem uso de silicones, chumbos, metais pesados e com resultados garantidos. “Menos é Mais” é o que prega filosofia slow beauty, que nasceu nos Estados Unidos e de uns anos pra cá tem conquistado o publico feminino brasileiro.

A pegada “slow beauty” é diminuir o uso de cosméticos industrializados e dar mais atenção à procedência dos produtos (se é ecologicamente viável, não agride o meio ambiente, etc) e incluir bem estar e saúde na rotina de cuidados com a pele.

O embaixador da Ekilbre Amazônia defende o estilo de vida proposto pelo movimento slow beauty e incentiva o consumo consciente. Afinal cuidar da beleza, querer minimizar os impactos da idade na pele e no corpo, reparar algumas imperfeições é algo natural, não deve ser uma guerra contra os sinais (naturais) do tempo. “Temos que diminuir o tamanho da nécessaire, menos é mais. Menos lixo resíduos despejados nas águas, menos embalagens”, sugere Kairos Canavarro.

A professora universitária Juliana Martins é adepta do veganismo e um dos motivos para que ela aderisse à filosofia é pelo fato de que os produtos naturais não sacrificam animais, isso foi um fator determinante para que ela abandonasse os cosméticos tradicionais. “Para mim sempre foi uma prioridade optar por usar produtos de empresas cruelty free. Os animais são seres vivos, sentem dor, passam frio, fome sede”, explica.

Outro ponto levantado pela professora diz respeito ao impacto ambiental que a indústria cosmética gera, contamina e desperdiça água, despeja na natureza milhões de produtos tóxicos. “A química por trás da beleza não gera benefício algum. Não vale a pena trocar a saúde do planeta em prol de milhões de produtos com substâncias nocivas. A gente pode ter todo arsenal de cosméticos a partir de uma linha de produção vegana, é sustentável, ético e de baixíssimo impacto ambiental”, pondera Martins.

Produtos

Agora vem a parte boa. A Ekilibre Amazònia oferece uma linha completa de cosméticos com as mais variadas funções e eficácia comprovada. Tem protetor solar zero sintético, demaquilante de maracujá, óleo vegetal de pracaxi que ajuda no tratamento contra as estrias, óleo vegetal de andiroba que funciona como uma vitamina para o cabelo e rosto, clareador cutâneo de cupuaçu, sabonetes artesanais de urucum, cravo e canela, creme dental sem flúor, desodorantes, colônias e muito mais.

A loja está localizada na vila balneária de Alter do Chão, na rua Turiano Meira 466. Quem não mora em Santarém e tem interesse em adquirir os produtos e conhecer melhor a marca, basta acessar o site www.ekilibreamazonia.com ou seguir a página da Ekilibre no instagram: @ekilibreamazonia